sábado, 11 de dezembro de 2010

Estrelas do Bem

A Campanha
Estrelas do Bem é uma campanha de incentivo cultural que visa, através de um conjunto de ações promocionais, do patrocínio de entidades e empresas do setor privado, o apoio de artistas e profissionais ligados à arte e ampla participação do público em geral, promover e incentivar a produção artística nacional.

A Campanha, acontecerá em diferentes edições anuais e à cada nova edição , um tipo de manifestação artística será escolhido como tema e entidades e profissionais relacionados serão os beneficiários.

Na primeira edição o tema são as Artes Cênicas, e um conjunto de ações coordenadas terá como objetivo promover, incentivar e amparar profissionais, artistas, produtores, teatros, casas de espetáculo e entidades do setor.

As primeira edição da Campanha se desdobrará em 2 frentes de ação

1- A Estrela do Bem

A Estrela do Bem é um pingente de ouro que simboliza a campanha e tudo o que ela promove. Esse pingente foi desenvolvido por iniciativa no Núcleo de Responsabilidade Social do IBGM e pelo Sistema AJESP / SINDIJÓIAS, entidades sem fins lucrativos ligadas ao ramo de joalheria, como forma de retribuir os artistas pelo seu apoio em divulgar e incentivar o uso de jóias no Brasil. Desenvolvida em concurso por designers brasileiros, e escolhida através de um jurí composto de joalheiros, celebridades e o público em geral, esta jóia será vendida em todo o território nacional, em milhares de pontos de venda.

Parte da renda angariada será diretamente revertida em benefício do Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro. Pra quem não conhece, o Retiro dos Artistas é uma entidade secular que abriga e oferece moradia, alimentação e cuidados básicos aos artistas e profissionais idosos do meio artístico. Para saber mais sobre essa maravilhosa entidade, ver fotos do local, conhecer os residentes e saber um pouco mais sobre o papel dessa importante instituição não apenas no amparo oferecido aos residentes, mas na preservação da memória das artes cênicas no Brasil, visite o Site do Retiro dos Artistas.

2. Projeto Constelação: Brilhe e Faça Brilhar

A DGS Produtora, empresa que coordena a campanha em todo o território Nacional, com o apoio de patrocinadores, pontos de venda, artistas, produtores, teatros e casas de espetáculo, estará promovendo ações complementares que terão dois objetivos básicos

- Aumentar o fluxo de espectadores nos teatros e espetáculos em cartaz, e estabelecer uma audiência frequente através de um pacote de incentivos promocionais desenvolvido para os participantes da campanha e portadores do pingente Estrelas do Bem.
- Viabilizar melhoras no fluxo de captação de recursos para a produção de espetáculos brasileiros e para custear manutenção e melhorias para as salas de teatro de todo o Brasil, através de parcerias e patrocínio do setor privado.

Como a campanha se desenvolverá em diversas frentes, e envolverá diversos núcleos de ação, todo mundo pode e está convidado a participar.

Existem milhares de maneiras pra você participar e se engajar nessa campanha, onde quer que você esteja!

Fique ligado, ajude a divulgar, participe dos eventos, e descubra a sua maneira de brilhar!

A Estrela do Bem


No dia 17 de Maio de 2010, a AJESP e o IBGM, entidades sem fins lucrativos ligadas ao setor de joalheria, lançaram um concurso aberto para o desenho de um pingente de ouro que simbolizaria a Campanha Estrelas do Bem.


 
Designers e joalheiros de todo o Brasil submeteram as peças concorrentes. Especialistas e designers filiados a AJESP e IBGM, baseados em critérios artísticos e técnicos, selecionaram três lindas peças finalistas.

No dia 24 de Agosto de 2010,  um painel formado por residentes do Retiro dos Artistas e celebridades convidadas, escolheu o símbolo universal da Campanha Estrelas do Bem.

A peça escolhida foi criada por Heloisa Azevedo, mineira de Belo Horizonte, e tem como inspiração o teatro de arena,  os artistas e seu público. Uma belíssima interpretação do tema dessa primeira edição da campanha.

Heloisa recebeu como prêmio uma passagem para visitar a Baselworld 2011, a maior feira de joalheria do mundo, a se realizar no próximo ano na Basiléia, Suiça.

O desenho escolhido será produzido e os pingentes de ouro 18k serão distribuidos em todo o território nacional para serem comercializados como parte de um conjunto de ações promocionais de incentivo às Artes Cênicas.

Nesta primeira fase da campanha, parte da renda da venda desses pingentes será revertida em benefício do Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro. Uma entidade que vem trabalhando há mais de um século para amparar artistas e profissionais idosos, sendo uma importante parte da própria memória do Teatro e das Artes Cênicas no Brasil.


Mais informações http://estrelasdobem.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário