terça-feira, 5 de julho de 2011

A Aliança

 

Acredita-se que a aliança tenha surgido no antigo Egito, como um símbolo de eternidade. Como representação de casamento, no entanto, começou a ser usada em Roma. A pessoa que usa uma aliança está simbolicamente ligada a outra. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d’amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.

No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX, porém, a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Na Inglaterra medieval, a noiva usava inicialmente a aliança no dedo polegar e no casamento o noivo ia mudando a aliança de dedo, enquanto recitava “Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo”. A cada menção, um dedo. Assim, do polegar chegava ao anelar e aí permanecia para sempre.

Atualmente, aliança de ouro representa a união, a verdade e a constância de um relacionamento, tornando-se uma peça muito valiosa na vida de um casal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário