sábado, 2 de outubro de 2010

Óculos de Sol

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Óculos de sol são receitados por duas razões: conforto e proteção. A proteção é primariamente contra a radiação ultravioleta. Solares comuns, sem filtro, reduzem o brilho direto da luz visível, mas como atrás deles as pupilas se dilatam, devido ao ambiente scuro, a entrada de raios que atingem a retina é ainda maior. Está comprovado cientificamente que a radiação ultravioleta é prejudicial aos olhos e pode causar doenças oculares como: catarata, degeneração retiana, doenças na córnea, pterígeo e até tumores de pálpebras. Dessa forma, a proteção ocular contra a radiação deve ser levada a sério, inclusive em dias nublados.

Na escolha dos óculos solares, recomenda-se os modelos com hastes largas, pois, além de protegerem melhor os olhos, ajudam a proteger as pálpebras contra a passagem da radiação solar direta ou refletida. Para proteger os olhos e a visão, recomenda-se utilizar óculos de sol com filtro ultravioleta ou lentes fotocromáticas. As lentes fotocromáticas são claras (ou minimamente pigmentadas) dentro de casa e ficam escuras ao ar livre, sob condição de iluminação crescente. O material delas pode ser de cristal e de policarbonato, mais recomendável.

A combinação de lentes fotossensíveis e policarbonato é uma atualização dupla que se tornando muito popular, permitam à pessoa ter apenas um óculos e proteção ultravioleta durante todo o dia.

Um tipo de lente que pode ser usada em armações para o sol, é a polarizada. Lentes polarizadas agem de duas formas. Primeiro, auxiliam a absorver a radiação indesejável e reduzir a luz visível. Segundo, fornecem proteção contra o brilho, eliminando a radiação refletida da água, neve, superfícies metálicas ou contra fontes horizontais de baixa emissão. Portanto, são indicadas para quem frequenta o mar e também para os motoristas. 

Hoje as marcas de óculos estão lançando diversos modelos com as lentes polarizadas. Exemplos: Ray Ban, Oakley.

Muitos modelos já podem ser encontrados na Ótica Elite.


RB 3269


RB 3421

RB 3357

RB 3025

RB 4039

RB 3358


Oakley Probation Polarizado

Oakley Jawbone com Lente Polarizada

Oakley Inmate Polarizado

Oakley Full Cell Polarizado

Oakley Hijinx Polarizado

Oakley Square Wire Polarizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário